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A importância da Experiência do Usuário no universo das fintechs




Você gosta de chegar num banco e enfrentar aquela fila gigantesca, ser mal atendido, e ainda pagar tarifas elevadas? E tentar atendimento telefônico, e ficar um tempão ouvindo uma musiquinha e ser transferido de atendente para atendente, sem conseguir resolver seu problema? Com certeza não, não é?


A Experiência do Consumidor

Porém, quando falava-se de atendimento bancário, há alguns anos atrás, esta era uma dura realidade, que parecia não ter solução. Mas, com o surgimento das fintechs, a concorrência e a tecnologia, além do novo tipo de modelo de negócio, revolucionaram, contribuindo, inclusive, para a melhoria no atendimento das próprias instituições financeiras tradicionais.


O movimento fintech trouxe consigo um pilar muito importante relacionado ao atendimento: a Experiência do Cliente/Usuário, no inglês conhecida como “Customer/User Experince. Este conceito refere-se ao conjunto de percepções e impressões que um consumidor possui sobre uma determinada empresa, após todas as interações com ela.


E tratar bem os clientes se tornou algo cada vez mais crucial! De acordo com um estudo feito pela RightNow, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais para ter um atendimento melhor! Ou seja, o preço não é mais o único fator considerado na hora de uma compra.


Mau atendimento = perda de clientes!


Em paralelo, além de pagar mais, também vemos que, cada vez mais, o consumidor desiste de uma compra/empresa após um mau atendimento. De acordo com uma pesquisa feita pela Accenture, em 2019, 66% dos consumidores trocaram de fornecedor por causa de um atendimento ruim.


Você já ouviu falar no Reclame Aqui? Trata-se de um site no qual os consumidores relatam problemas que tiveram com empresas, e, através de um canal independente, é feita toda a comunicação entre as empresas e os consumidores. Para você ter noção da importância desta plataforma, trata-se de um dos 10 sites mais acessados no Brasil, e, em 2020, estava na 780ª posição no mundo.


Empresas bem avaliadas = boas indicações


As indicações sempre contribuíram muito na escolha de produtos e serviços. Desde vizinhos indicando prestadores de serviços, como por exemplo pedreiros, pintores, faxineiras, até indicações de marcas e produtos.


Com a internet, foi possível ter uma “universalização” das indicações, fazendo estas não serem mais apenas de pessoas conhecidas, mas de pessoas que contribuem para a comunidade toda. As avaliações passam a fazer parte, então, de plataformas dos mais variados produtos e serviços, como motoristas de aplicativo (ex: Uber e 99), delivery (ex: iFood e Rappi), restaurantes e hotéis (TripAdvisor e Foursquare), e por aí vai!


Avalições e Experiências com soluções financeiras


Com a Fincatch, as avaliações das experiências de clientes e usuários com soluções financeiras tecnológicas, as fintechs, passa a ser uma realidade. Listamos, categorizamos e criamos tags para cada uma delas.


Com isso, você pode avaliar sua experiência, seja ela positiva ou negativa com uma dada fintech, contribuindo para a comunidade e também para às próprias soluções financeiras, pois, a partir de feedbacks, estas saberão onde poderão melhorar.

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