Fundada e sediada em São Carlos/SP, a Arquivei, uma plataforma responsável por gerenciar documentos fiscais de mais de 150 mil empresas no Brasil, acaba de concluir um rebranding em parceria com a agência FutureBrand e passa a se chamar Qive. A mudança se trata de um processo de modernização e reposicionamento estratégico da empresa no mercado para refletir seu novo escopo de atuação, que passa a incluir serviços financeiros inovadores. A novidade não altera o quadro societário da empresa, que permanece sob a liderança dos co-CEOs e fundadores da companhia, Isis Abbud e Christian de Cico.
“Essa transição para Qive não é apenas uma mudança de nome, mas um marco importante em nossa trajetória de crescimento”, diz Christian de Cico, co-CEO e cofundador da Qive. “Estamos ampliando nosso alcance e focando em soluções que não só simplificam a gestão fiscal, mas também revolucionam a maneira como as empresas gerenciam seus processos financeiros. Passaremos a entregar ainda mais soluções para mais setores das empresas, mas o nosso DNA não muda. Con a empresa que surgiu em São Carlos e leva inovações pelo Brasil afora”.
A nova identidade marca a entrada da companhia na oferta de soluções para contas a pagar, já que trazer novas soluções financeiras para o mercado B2B a partir do documento fiscal torna-se prioridade para a Qive. Para Gabriela Garcia, Head de Marketing da Qive, o rebranding abarca o crescimento da empresa e a evolução da marca, sendo que se trata de uma redução da palavra ‘Arquivei’, tornando-a mais simples. “Simplificar é um valor importante para nós e corresponde ao nosso propósito possibilitar que o ecossistema de empresas brasileiras cresça cada vez mais descomplicado”, diz.
Conforme a executiva, outra ideia central a ser comunicada pela marca é mostrar que a Qive tem uma entrega de valor única no mercado por capturar todos os documentos fiscais das empresas para organizar processos financeiros sem nenhum gap de compliance.
Rebranding
Desenvolvido pela agência FutureBrand, o projeto de rebranding abarcou uma mudança completa em todos os elementos visuais da empresa. "Com um nome tão descritivo e uma identidade visual comum na categoria, o principal desafio era expressar que a empresa é mais do que gerenciamento de notas, e sim uma plataforma de gestão financeira. O nome Qive e a nova identidade visual permitem expandir o potencial da marca, trazendo novas cores e códigos únicos na categoria, respeitando seu legado, mas com um olhar claro para o futuro”, diz Lucas Machado, sócio e diretor da FutureBrand São Paulo.
A cor azul dá lugar ao laranja e preto numa paleta vibrante e ousada, que foi escolhida para se destacar na categoria e comunicar inovação, trazendo novos códigos visuais que respeitam o legado de mais de uma década e, ao mesmo tempo, apontam para o futuro. O símbolo central da marca passa a ser a letra Q, representando qualidade e inovação, e servindo como um ícone marcante e versátil que distingue a Qive no mercado e amplia o potencial da marca. Já a nova tipografia sem serifa foi escolhida para transmitir modernidade e dinamismo. Com traços limpos e contemporâneos, ela garante clareza e legibilidade em plataformas digitais, refletindo o foco em tecnologia.
“Não vivemos a pausa nem o obstáculo. Papel parado, e-mail guardado, nota perdida: tudo na Qive encontra um fluxo. A marca também perdeu as curvas e formas orgânicas para abrir espaço para cantos mais acentuados, explorando traços na diagonal, que partem do ‘Q’”, diz Garcia.
Para fortalecer o reposicionamento de mercado, a marca investirá durante três meses em campanhas bem humoradas, com a participação de influenciadores, em canais como YouTube, Linkedin, Meta, redes sociais e mídia OOH. O principal objetivo é alcançar novos públicos da área financeira, desde analistas a gerentes, e donos de empresas de todos os portes.
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