Os fundos internacionais são um dos meios mais utilizados para se investir no exterior, pois dão acesso a uma carteira bem diversificada de ativos e contam com a expertise da gestão profissional de renomadas gestoras globais. Existem duas formas de investir em fundos internacionais: indiretamente, através de fundos intermediários que captam recursos no Brasil, em reais, e investem no fundo “mãe” que fica no exterior, ou diretamente, através de corretoras no exterior.
Além de evitar a incidência de duas taxas de administração, investir diretamente mitiga riscos de fronteira, que seriam os riscos legais inerentes a cada país, incluindo riscos regulatórios locais, como mudanças na legislação, decisões judiciais de congelamento de patrimônio, confisco, entre outros.
Um outro benefício está relacionado a não antecipação de imposto de renda. “Fundos de renda fixa e multimercados no Brasil, por exemplo, tem o chamado “come-cotas”, que é uma antecipação do imposto de renda feita pela Receita Federal a cada seis meses, no último dia útil de maio e novembro. Investindo diretamente nos fundos no exterior, essa antecipação não existe, independente da classe do fundo", explica, Juliana Benvenuto, Coordenadora de Conteúdo e Treinamento da Avenue Securities DTVM.
"Essa não antecipação do imposto faz uma diferença enorme, principalmente no longo prazo, uma vez que nos fundos diretos a cobrança de IR só ocorre no momento do resgate, ou seja, é a mágica dos juros compostos trabalhando 100% pelo investidor", complementa Juliana.
A Avenue, plataforma de investimentos que permite aos brasileiros investirem diretamente no mercado americano e terem uma conta internacional em dólar e euro, oferece aos clientes acesso direto a mais de 600 fundos internacionais.
Para expandir a educação sobre fundos internacionais e a disponibilidade desse produto para um número maior de clientes, contribuindo para uma maior diversificação de suas carteiras, a Avenue está com duas campanhas vigentes no mês de março: “IOF de volta” e “sem taxa de operação”:
IOF de volta: Até o dia 31 de março, os câmbios acima de 5 mil dólares realizados para conta investimentos terão o valor do imposto devolvidos para sua conta, com o reembolso máximo de 200 mil dólares.
Sem taxa de operação: A taxa de operação na compra de qualquer fundo será reembolsada ao cliente. Essa taxa tem o valor de valor de 20 dólares e o reembolso é válido para todos os fundos adquiridos no período de 01/03 a 31/03.
Para participar, os clientes precisam se cadastrar neste site antes de realizar as operações: https://materiais.avenue.us/vantagens-fundos.. Todos os reembolsos serão creditados na conta de investimento do cliente até o dia 15/04.
Comments