Na semana passada o Nubank anunciou uma nova funcionalidade: o “modo rua”. Trata-se de uma forma de levar mais segurança aos usuários. Ele funciona da seguinte maneira: o usuário define redes wi-fi que são seguras e, em locais fora destas redes, haverá um limite para fazer transferências. A ideia é trazer mais proteção para a conta para casos de roubos, furtos e sequestros.
O Cibercrime no Brasil
Cada vez mais as coisas acontecem no ambiente online. Olhe por exemplo o dinheiro e o uso de serviços financeiros. Cada vez menos as pessoas usam formatos físicos, como dinheiro em espécie e cheques para dar lugar aos serviços oferecidos digitalmente pelos bancos e instituições financeiras.
O Banco Central já percebeu essa transformação. O Pix (sistema de pagamentos), o Open Finance (compartilhamentos de dados) já são provas do investimento nas finanças tecnológicas. E, em breve, teremos também o Real Digital. Este representa a digitalização da moeda física.
Por um lado, há toda uma praticidade, porem, por outro lado, cada vez mais os criminosos passam a olhar para este ambiente também. De acordo com um estudo feito pela Apura Cyber Intelligence, o número de tentativas de fraudes online cresceu 637% no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2021.
Quando olhamos estes crimes, o que mais aparece é o das fraudes bancárias. Justamente por isso, tanto os bancos tradicionais como as fintechs investem “pesado” em formas de se proteger e combater tais tipos de crimes.
Proteções contra o cibercrime
O estudo State of Application strategy Finances Edition 2022 mostra que 94% dos líderes das empresas já usam (ou pretendem usar em breve) soluções de inteligência artificial e machine learning para combater fraudes digitais e garantir segurança de seus clientes.
Já um estudo feito pela empresa F5 mostra um crescimento de 168% de 2021 para 2022 no número de bancos que já estão repatriando ou planejam mover suas aplicações de uma nuvem pública para uma nuvem privada e 96% já fez mudanças em tecnologias e em políticas de treinamento de colaboradores para melhor se defender de ataques digitais.
Recentemente, a Febraban assinou um acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal. A ideia é desenvolver medidas preventivas, educativas e repreensão aos crimes cibernéticos.
O Banco Central tem a resolução 4.658, em vigor desde 2018, que estabelece que as instituições financeiras devem implementar política de segurança cibernética e procedimentos para contratação de provedores de computação em cloud. Também há a norma 3.909, que estabelece princípios referentes à segurança da informação para as instituições de pagamento.
Algumas outras iniciativas, como é o caso do Programa Fintech Segura, cria recomendações e práticas para aumentar a transparência e segurança das fintechs.
Qual é mais seguro?
Todo mundo está movendo suas peças para levar mais segurança, tanto os bancos tradicionais, quanto as fintechs, que já nasceram neste “berço” da tecnologia.
Um exemplo é o C6 Bank, que, em junho deste ano, atualizou seu aplicativo para oferecer um ambiente de transações mais seguro. Recursos como biometria facial para autenticação de transações e abertura de conta contribuíram para a queda de casos.
Algumas fintechs oferecem soluções para o próprio universo das fintechs e também para instituições financeiras implementarem os mecanismos de segurança.
E claro, além dos esforços por parte das instituições, é fundamental que o usuário também faça a sua parte.
コメント