Nas empresas, o Pix e o Open Finance estão desempenhando papéis cada vez mais estratégicos para as vendas, especialmente em períodos de alto volume de transações, como a Black Friday. Segundo pesquisa divulgada na última semana pela OLX, o pagamento via Pix durante a data será utilizado por 78% dos consumidores, superando o cartão de crédito (46%) pela primeira vez desde 2023.
Para Ori Brandão, Diretor de Vendas e Marketing da Finnet, referência no desenvolvimento e gerenciamento de softwares em nuvem para gestão financeira e empresarial, o Pix é mais atrativo para empresas que trabalham com margens reduzidas durante períodos promocionais. “O Pix representa um custo menor de transação em comparação com cartões de crédito e débito, além disso, durante períodos de promoções intensas, como na Black Friday, o abandono de carrinhos devido a problemas na confirmação de pagamentos é um fator que o Pix pode driblar”.
A expectativa da Finnet no aumento de volume é de 65% a 70% nas transações via Pix durante o período da Black Friday deste ano. Para lidar com esse crescimento, as empresas precisam garantir que sua infraestrutura e segurança estejam prontas para suportar o alto volume de pagamentos. Isso inclui, especialmente, contar com ferramentas que possibilitem a conciliação desses pagamentos: atualmente, existe a possibilidade de oferecer múltiplos meios de pagamento em uma única cobrança, por exemplo um boleto híbrido com código de barras e Pix.
“Temos atuado com soluções proprietárias para ser o braço tecnológico do cliente nessa frente. Hoje, a partir da solução Luna, por exemplo, existe o Bolepix, que é a junção desses dois modelos de pagamento, atuando de forma efetiva nessa conciliação. Além disso, toda a plataforma é estruturada para garantir ao vendedor ampla oferta de múltiplos meios de pagamento, além de ser multibanco e multiempresa”, explica o diretor.
“O comportamento dos consumidores está mudando, assim, ele passou a antecipar suas decisões de compra na expectativa da Black Friday. O varejista vem acompanhando esse movimento e a Finnet também está atenta a essas mudanças para fornecer cada vez mais soluções e ferramentas alinhadas com a expectativa do mercado”, complementa Ori.
O papel do Open Finance
Com a utilização do Open Finance, uma das principais vantagens é o acesso a informações estratégicas. “Muitos varejistas estruturaram suas operações recentemente para se tornarem bancos digitais. Com isso, caso seus clientes estejam utilizando sua estrutura de pagamentos, com o Open Finance será possível, a partir dos dados autorizados, compreender melhor o perfil de compra dos clientes”, afirma Ori.
Além disso, ofertas personalizadas, como descontos específicos ou parcelamento, podem ser criadas com base na segmentação desses clientes, aumentando a chance de conversão. Caso a empresa não possua uma ferramenta de análise de base de clientes, o Open Finance permite acesso a dados que possibilitam entender a distribuição geográfica dos clientes e suas características demográficas, respeitando as autorizações de cada cliente, além da criação de campanhas específicas. O executivo da Finnet, porém, reforça que esses dados requerem autorização dos clientes e a autorização e homologação do Banco Central para que este varejista seja uma Instituição de Pagamento.
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