Apesar de serem conhecidos como pessoas que têm grande facilidade com números e possuem um raciocínio lógico apurado, os CFOs (diretores financeiros) muitas vezes podem ser vistos como conservadores na hora de utilizar novas tecnologias dentro do ambiente de finanças. Entretanto, com o avanço tecnológico, e o surgimento de uma nova geração de profissionais, o CFOs precisam se adaptar promovendo um ambiente dinâmico, moderno e inovador usando a tecnologia como catalisador desse movimento transformacional conectando as áreas de Finanças e TI.
Alex Eduardo Pereira, foi executivo de finanças dos maiores bancos do Brasil e agora como COO da BindIntechs, empresa que surgiu de uma fusão da Bindflow e Inntechs, acredita que a junção entre os ambientes das finanças, (mais pragmático e burocrático) com o da tecnologia, (mais inovador e disruptivo), proporcionará o surgimento da tão desejada estrutura de Finanças do Futuro. De acordo com sua experiência e vivências de mais de 22 anos nessas áreas, o profissional acredita que os pilares mais afetados positivamente pela tecnologia são análise e balanço, planejamento tributário, emissão de pareceres contábeis, normas técnicas, orçamento, viabilidade payback dos negocios e produtos ofertados pelas instituições financeiras.
“O crescimento e o avanço da inteligência artificial, podem automatizar o mundo das finanças de forma exponencial. Um exemplo é a análise de balanço e análise da concorrência, pois é possível criar algoritmos, que tragam as modelagens de análises de forma mais ágil e, além disso, podemos criar critérios muito mais assertivos com possibilidade de explorar todas as variáveis imagináveis. O uso da IA preditiva possibilita a visualização antecipada de alguns cenários que podem afetar diretamente o orçamento e o resultado da organização. Essa transição não é simples, uma vez que a partir do momento que a tecnologia estiver presente no mundo das finanças, os profissionais precisarão desenvolver a habilidade de dados, tendo um papel cada vez mais estratégico e protagonista ao lado dos CEO’s, possibilitando um direcionamento mais efetivo e assertivo contribuindo para o crescimento da empresa”, explica Alex.
De acordo com dados divulgados pela empresa de consultoria empresarial, McKinsey & Company, 40% dos profissionais de contabilidade também vão ter mudanças nas suas funções.
“Nas finanças do futuro não veremos apenas estruturas dedicadas à captura de informações para elaboração das demonstrações financeiras e notas explicativas, teremos também estruturas de analiticys, mineração de dados, gestão de indicadores estratégicos que irão apoiar os CFOs e CEOs na tomada de decisões e alteração da rota caso necessário”, afirma o sócio.
Visando esse momento transformacional, a BindIntechs, uniu a tecnologia de ponta da Bindflow com o expertise financeiro da Inntech, desenvolvendo a plataforma BindConciliation, que irá revolucionar as interações financeiras e contábeis, automatizando as atividades operacionais e gerando uma experiência única de governança, eficiência e inovação.
Alex explica que a solução proporcionará um ganho significativo de tempo, que será redirecionado para execução de análises mais elaboradas das informações, gerando novos indicadores e tornando as informações financeiras mais estratégicas para o crescimento das organizações. A plataforma está na fase final de produção e será personalizada de acordo com a necessidade do cliente.
*Em 2024, a BindFlow firmou uma parceria com a Inntechs, empresa com expertise no mundo das finanças, para a execução da plataforma BindConciliation de soluções financeiras e contábeis
Comments