top of page

Com apoio da Ripple, ITS Rio lança cartilha digital gratuita para educar o público sobre blockchain


blockchain


Você já se perguntou o que é a tecnologia blockchain? E para quê serve? Já pensou que muitos dos serviços que são utilizados no dia a dia se baseiam em blockchain? Essas perguntas estão respondidas em uma linguagem acessível ao público leigo, com o ebook O que você não sabe, mas deveria saber sobre Blockchain, elaborado pelo Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS) Rio, com apoio da Ripple, provedora líder em soluções de blockchain para negócios.


O livro é de autoria de Priscilla Menezes, revisado por Christian Perrone e Celina Bottino. Está disponível gratuitamente no site do ITS Rio e busca dar justamente um aspecto humano a um conceito ainda pouco compreendido pelo público em geral. E faz isso com exemplos práticos. 


Entre os casos citados estão a fabricante de aviões Boeing, que usa blockchain para controle de tráfego aéreo, e a companhia aérea alemã Lufthansa, que tem um programa de manutenção baseado na tecnologia. Aqui no Brasil, o próprio governo é usuário de blockchain: a Receita Federal tem o programa bConnect, que garante a autenticidade das informações aduaneiras compartilhadas entre o Brasil e países-membros do Mercosul, cujo volume de transações comerciais atingiu o patamar de US$ 325,5 bilhões de dólares no ano passado.


“Nós, da Ripple, temos como missão educar o público sobre o fato de que blockchain tem um potencial que vai muito além criptomoedas”, afirma Priscila Couto, Head de Policy Latam da Ripple. “Com essa parceira, num material em formato gratuito que pode ser lido por todos, esperamos dar nossa contribuição para que Web3 e blockchain se tornem termos comuns na linguagem quotidiana, preparando todos para o futuro.”


“As questões envolvidas nas tecnologias – suas promessas e ameaças – precisam ser compreendidas de forma clara por decisores públicos, especialistas e, em especial, pelo público geral. Iniciativas como esta são muito importantes, pois proporcionam conhecimento aberto e gratuito a toda a população”, afirma Celina Bottino, diretora de Projetos do ITS Rio.


14 visualizações0 comentário

Comentários


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page