
Com o objetivo de aperfeiçoar o processo de negociações, o Banco Carrefour – braço financeiro do Grupo Carrefour Brasil –, firmou uma parceria com a Monest, empresa de recuperação de ativos por meio da cobrança de débitos conectados por IA, para a aplicação de uma POC (Prova de Conceito), com a Mia - Inteligência artificial da Monest.
A solução viabilizou negociações financeiras de forma mais personalizada, humanizada e ágil. A inteligência artificial da Monest opera via WhatsApp e atende um número significativo de clientes inadimplentes, oferecendo acordos personalizados para cada realidade.
A partir da aplicação, a Mia realizou 503 acordos com clientes inadimplentes do Banco Carrefour em 30 dias, convertendo 50% das conversas em acordos fechados. Com a otimização dos processos de cobrança, a agente virtual da Monest alcançou 2.017% a mais de valor em acordos gerados e um aumento de 112% a mais de ROI em relação ao grupo experimental.
Foram realizados, ao todo, 4.073 atendimentos, com o envio de 23.048 mensagens ativas via WhatsApp e a confirmação de 2.454 identidades. O tempo médio para o primeiro atendimento foi de 18 segundos, enquanto o tempo médio para a conclusão total do atendimento foi de 21 minutos. Isso resultou em acordos com um desconto médio de 4% e uma média de 10 parcelas para a quitação das dívidas.
Para a Monest, este é um exemplo claro de como a IA aplicada nas finanças é uma ferramenta eficaz e precisa. "A inteligência artificial aplicada à recuperação de dívidas, como a Mia, transforma o setor financeiro ao personalizar abordagens e otimizar processos, resultando em taxas de recuperação mais altas. A automação reduz custos e permite um atendimento mais ágil e assertivo. Isso melhora a experiência do cliente e oferece soluções de pagamento adequadas", comenta Thiago Oliveira, CEO e fundador da Monest.
Oliveira ainda explica que ao personalizar abordagens e otimizar processos, a IA permite taxas de recuperação mais altas, ao mesmo tempo em que reduz custos operacionais. Com a aplicação da Mia no Grupo Carrefour, a automação possibilitou um atendimento mais ágil e assertivo, garantindo que os clientes recebessem soluções de pagamento adequadas às suas necessidades específicas, melhorando, dessa forma, a eficiência das operações financeiras e enriquecendo a experiência do cliente, proporcionando um serviço mais humano e responsivo.
A agente virtual Mia, conectada por inteligência artificial, é focada em trazer alta performance e transparência com um sistema digital e inteligente que testa, aprende, entende e melhora as estratégias digitais de abordagem para com os devedores, além de possibilitar o acompanhamento das negociações em tempo real e o desempenho da recuperação dessas dívidas.
“O Banco Carrefour está sempre evoluindo para proporcionar aos seus clientes uma melhor experiência, desde a aquisição de um produto até a negociação do valor da fatura. Para nós, é importantíssimo que o consumidor seja bem atendido e, com a Mia, conseguimos unir IA com a humanização, proporcionando um contato mais ágil, e alinhado às necessidades do negócio e do cliente”, afirma Thomas Merodak Head de Customer Retention, Collection e Financial Products do Banco Carrefour.
Para o Banco Carrefour, o case com a Monest é o início de uma parceria que agregará ainda mais valor para os clientes do Banco. “Durante um mês de POC da Mia, tivemos resultados muito bons. Entre eles, a retenção em 91% dos atendimentos realizados no período e a finalização com sucesso de 50% das conversas iniciadas. Esses dados demonstram que a união da nossa expertise com a expertise da Monest resultará em ótimos indicadores e em uma melhor experiência do consumidor, ao conseguirmos alinhar a quitação da dívida com seu atual momento financeiro”, complementa Merodak.
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