O consórcio para a aquisição de celulares vêm ganhando força no Brasil como alternativa aos empréstimos e crediários, especialmente diante do aumento dos preços dos smartphones de última geração. Segundo uma pesquisa feita pela GfK, cerca de 54% dos brasileiros desejam trocar de celular até o final de 2024. Porém, segundo levantamento da Hibou, 36% deles estão adiando essa troca devido aos altos custos dos novos modelos. Com a ausência de juros e maior flexibilidade, as estratégias surgem como uma opção acessível para quem quer um novo aparelho sem comprometer o orçamento.
O cenário é extremamente positivo, o consórcio, tradicionalmente utilizado para a compra de automóveis e imóveis, também está se consolidando no setor de eletrônicos. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do último levantamento da ABAC, o número de contemplações em consórcios de eletrônicos aumentou 16,5% no comparativo com o ano passado e o volume de créditos disponibilizados saltou 57,1% chegando a R$138,6 milhões.
Para Eduardo Rocha, CEO do Klubi, maior administradora de consórcios de eletrônicos do Brasil e pioneira na modalidade de Compra Planejada, “o consórcio de celulares tem se mostrado uma solução eficiente para quem busca trocar de aparelho em meio aos preços elevados. No Klubi, o modelo de Compra Planejada permite que o consorciado tenha acesso ao crédito na metade do prazo, uma característica pouco encontrada em outras opções do mercado e que facilita o planejamento financeiro.”
No modelo, o consumidor realiza pagamentos mensais e, ao atingir a metade do prazo escolhido (24 ou 36 meses) ou até antes, por meio da antecipação de parcelas, recebe o valor total do crédito para adquirir o celular de sua preferência. Com opções entre R$1 mil e R$10 mil, a modalidade se adapta tanto a quem busca aparelhos intermediários quanto aos que preferem modelos mais avançados, além de ter a vantagem de não cobrar juros como nos financiamentos tradicionais.
A demanda por smartphones de última geração, com recursos como 5G, inteligência artificial e câmeras avançadas, tem levado muitos consumidores a buscar soluções flexíveis para adquirir esses dispositivos. Para ilustrar essa tendência, as vendas globais de smartphones cresceram 5% no terceiro trimestre, de acordo com um relatório da Canalys. Só no Brasil, existem cerca de 258 milhões de aparelhos em uso, uma média que supera um por habitante, segundo levantamento do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV).
“Neste primeiro ano, a Compra Planejada de Celulares, lançada em parceria com a Vivo, alcançou a marca de 60 mil planos vendidos, gerando R$200 milhões em créditos originados. Acredito que à medida que o mercado de smartphones evolui, o setor de consórcio se tornará uma escolha ainda mais popular. ”, conclui
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