A educação financeira é essencial para enfrentar o crescente desafio da inadimplência no Brasil. Com 70% da população sem controle sobre suas finanças, a falta de planejamento tem levado milhões de brasileiros ao endividamento. Dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Brasil, elaborado pelo Serasa, revelam um crescimento de 16% no total de pessoas inadimplentes entre agosto de 2021 e o mesmo mês em 2024, passando de 62,25 milhões de inadimplentes para 72,46 milhões - um aumento de mais de 10 milhões de pessoas. Diante desse cenário, aplicativos de finanças têm se tornado aliados importantes para ajudar as pessoas a retomar o controle de suas finanças.
Segundo Pedro Gomes, Co-CEO da Friday, primeiro assistente financeiro inteligente do mercado, o uso de ferramentas digitais é especialmente útil para quem frequentemente esquece de pagar contas como boletos, faturas de concessionárias ou Pix mensais, o que pode levar a multas por atrasos. “Com isso, esses aplicativos facilitam o acompanhamento das despesas, ajudam na criação de um orçamento e no planejamento financeiro, permitindo que os usuários mantenham suas contas em dia e diminuam o risco de inadimplência”, explica.
Para oferecer suporte nesse processo, o especialista listou cinco dicas sobre como as pessoas podem se organizar melhor utilizando um aplicativo financeiro.
Automatização
De acordo com Gomes, o aplicativo automatiza a tarefa de lembrar prazos, buscar contas e enviar lembretes, além de efetuar pagamentos a partir da integração do serviço via WhatsApp. “Isso é algo que a tecnologia facilita de maneira única, e que uma simples planilha ou anotações em papel não poderiam oferecer com a mesma eficiência”, pontua.
“Por exemplo, uma pessoa que tenha diversas contas a pagar em datas diferentes ao longo do mês. O aplicativo não apenas reúne essas informações em um só lugar, mas também garante que ela nunca esqueça um pagamento, evitando multas e juros desnecessários”, completa.
Relatório financeiro
O aplicativo pode gerar relatórios financeiros que ajudam o usuário a visualizar seus pagamentos e identificar gastos excessivos de maneira mais clara, como por meio de gráficos.
“Por exemplo, ao receber um relatório mensal que mostra os principais gastos em um gráfico de pizza, o usuário pode facilmente perceber onde está gastando mais do que o planejado e ajustar seu orçamento de forma mais eficiente”, explica o especialista.
Categorização com IA
Para Gomes, a inteligência artificial é uma grande aliada na organização financeira, especialmente por meio da categorização inteligente de despesas. Em vez de preencher manualmente cada detalhe, a IA aprende com os hábitos e automaticamente sugere categorias para futuras transações, adaptando-se ao comportamento do usuário.
“Essa categorização não apenas economiza tempo, mas também permite que ela visualize melhor como seu dinheiro está sendo distribuído, ajudando a identificar prioridades e áreas onde é possível reduzir gastos”, afirma.
Identificação de gastos excessivos e investimentos
Segundo o especialista, muitas pessoas têm dificuldade em economizar simplesmente porque não sabem exatamente quanto gastam. “Com um controle das despesas, é possível avaliar se os gastos estão em equilíbrio com os ganhos, permitindo ajustes no orçamento para facilitar a poupança”, destaca. Nesse cenário, a inteligência artificial pode ajudar ainda mais, analisando onde há gastos excessivos e sugerindo formas de economizar, como evitar parcelamentos desvantajosos ou rever investimentos que não são benéficos.
“Por exemplo, se o sistema detectar que o usuário está gastando muito em uma determinada categoria, ele pode sugerir alternativas mais econômicas ou estratégias para otimizar investimentos, ajudando-o a guardar mais dinheiro”, ressalta.
Um assistente financeiro no bolso
Utilizar um aplicativo para organizar as finanças oferece diversas vantagens; além de automatizar pagamentos, enviar lembretes, gerar relatórios detalhados e categorizar gastos automaticamente, ele ajuda a identificar excessos.
“Diferente das tradicionais planilhas ou anotações em papel, o aplicativo pode ser acessado de qualquer lugar, proporcionando uma conveniência incomparável na gestão do dinheiro. Por exemplo, enquanto uma pessoa espera na fila do banco, pode verificar suas despesas do mês e ajustar o orçamento em tempo real, algo que as ferramentas tradicionais não permitem”, finaliza Gomes.
Comments