No Brasil, economizar e criar uma reserva de emergência é um desafio para a maioria da população. O cenário de inflação elevada e instabilidade econômica torna essa tarefa ainda mais complicada. Mesmo cientes da importância de guardar dinheiro, muitos brasileiros encontram dificuldade para poupar, seja pela falta de disciplina financeira ou pela sensação de que o orçamento apertado não permite economias.
Dados do Check Up de Saúde Financeira da Fiduc mostram que 67% dos brasileiros não têm uma reserva financeira para enfrentar imprevistos, como perda de emprego ou emergências médicas. Outro levantamento, da Datafolha, reforça essa realidade: sete em cada dez brasileiros não têm dinheiro poupado para emergências.
Nesse contexto, a fintech SmartSave, nova investida da Start Growth, Venture Capital que apoia fundadores com capital e expertise, surge como uma alternativa prática e inovadora. Seu modelo permite que os usuários economizem automaticamente, a cada compra feita com cartão de crédito, débito ou Pix, através do arredondamento de troco.
"No Brasil, 61% da população tem dificuldade em poupar. A SmartSave resolve isso de forma prática, permitindo que as pessoas invistam automaticamente sem a necessidade de mudanças radicais nos seus hábitos financeiros", explica Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth.
Segundo Marilucia, o funcionamento da fintech é simples, mas muito eficaz. "A cada compra, um valor adicional definido previamente pelo usuário é guardado como investimento. É como se fosse um cofrinho digital, moderno e acessível para todos", detalha.
Além disso, a plataforma não apenas ajuda a construir um fundo emergencial, como também abre portas para quem deseja iniciar no mundo dos investimentos. "A ferramenta facilita o início da construção de uma reserva financeira, mesmo para quem nunca conseguiu poupar", destaca Mari.
Com mais de mil pessoas na fila de espera para o aplicativo e um fundo de mais de R$1 milhão já investido, a SmartSave vem conquistando espaço em um mercado carente de soluções simples e práticas. “Em um país onde a educação financeira ainda é um desafio, essa ferramenta é ainda mais essencial. Automatizando o processo de poupança e investimento, ela ajuda os brasileiros a darem os primeiros passos rumo à estabilidade financeira”, conclui Marilucia.
Commentaires