Em agosto, a Conduit , uma fintech de pagamentos transfronteiriços que opera em mais de 9 países, recebeu um investimento de US$ 6 milhões da Helios Digital Ventures, o braço de capital de risco da Helios Investment Partners. Com o investimento, a empresa está impulsionando sua expansão geográfica para a África e fortalecendo sua presença na América Latina, com foco em melhorar a velocidade e a eficiência das transações para seus clientes.
Bernardo Janot, Gerente da Conduit, explica que a atuação da empresa na América Latina tem como objetivo fornecer soluções de pagamento internacional que superem as limitações dos sistemas bancários locais. “Embora países como o Brasil tenham sistemas eficientes para transações domésticas, as transferências internacionais ainda são caras e demoradas. Em parceria com bancos locais, a startup oferece um processo mais rápido e econômico, permitindo que as empresas enviem dinheiro em moeda local, cuidando da transferência e da conversão cambial, garantindo assim transparência e menores custos para o destinatário”, comenta.
No ano passado, o volume anualizado de transações da Conduit ultrapassou US$ 9 bilhões, com um valor crescente vindo do Quênia e da Nigéria, regiões onde lançou operações recentemente e que tiveram um crescimento de 25% na receita mês a mês. Refletindo esses dados, a fintech tem uma visão ambiciosa para sua expansão na África e na Ásia. Preparada para enfrentar os desafios de moedas locais fragmentadas e conexões complexas, a empresa investirá nesses novos mercados para atingir uma lucratividade ainda maior até o final do ano.
“Assentamentos locais estão sendo cada vez mais construídos simultaneamente, apoiados por tecnologia de ponta. As empresas exigem boa experiência ao fazer pagamentos globais. Os métodos tradicionais geralmente não atendem às expectativas. Estamos animados em apoiar a Conduit em sua jornada para servir mais e melhor os ecossistemas sul-americanos e africanos que se conectam à economia global”, diz Wale Ayeni, sócio-gerente da Helios Digital Ventures, em um comunicado.
Mudanças de foco e expansão para o Brasil
Originalmente lançada como uma API para conectar fintechs, neobancos e instituições financeiras tradicionais com produtos de ganhos lastreados em criptomoedas, a Conduit mudou seu foco após reconhecer os pontos problemáticos em pagamentos internacionais B2B de seus próprios clientes. Inicialmente apoiada por US$ 17 milhões em financiamento de investidores como Portage Ventures, Diagram Ventures e Gradient Ventures, a startup desenvolveu ferramentas para investidores institucionais com base em finanças descentralizadas (DeFi), ou seja, permitindo transações diretas entre usuários.
O CEO da Conduit, Kirill Gertman, declara: “Nossa missão é tornar os pagamentos B2B internacionais melhores. As empresas devem ser capazes de converter moedas e liquidar pagamentos com maior velocidade, custos mais baixos e melhor visibilidade do que o que é possível com os trilhos de pagamento tradicionais. Estamos comprometidos em habilitar essa funcionalidade para empresas em todo o mundo, especialmente em mercados de rápido crescimento como o Brasil.”
Globalmente, a fintech atua com mais de 80 clientes diretos, entre empresas importadoras e exportadoras, serviços de folha de pagamento e outras plataformas cross-border. Com base no investimento recebido, o pipeline deve atingir a marca de 25 clientes com projeção de movimentar aproximadamente US$ 10 bilhões nos próximos 12 meses, considerando os dois continentes, sendo US$ 1 bilhão somente no Brasil. A startup mira setores como agricultura, têxtil, exportadores, portos, CVs e, principalmente, fintechs interessadas em emissões cross-border, sem uso de moedas digitais.
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