top of page

Fintechs que ajudam na gestão financeira entre pais e filhos


familia


Desde o último domingo (13), um dos assuntos mais falados no Brasil envolve a atriz Larissa Manoela, após entrevista concedida ao Fantástico. Ela começou a trabalhar como atriz e modelo aos 4 anos de idade. Agora, aos 22, ela abriu mão de uma fortuna estimada em R$ 18 milhões que ganhou em 18 anos de carreira após desentendimentos com os pais, que cuidavam de seu patrimônio.


Larissa disse que as divergências com os pais não começaram esse ano, mas sim desde quando atingiu a maioridade, quando queria entender do negócio dela, já que não sabia quanto ganhava, quantos bens tinha e começou a questionar os pais. E no último ano, passou a ser mais incisiva nessa busca por informações.


Em março deste ano, Larissa e os pais se reuniram na presença de advogados para tentar uma redistribuição na sociedade das empresas. Sem acordo, sem respostas, o rompimento foi inevitável.


Em nota, a defesa dos pais da atriz, afirma que a atriz falta com a verdade quando diz que não sabia qual era o percentual dela na empresa Dalari, já que assinou uma alteração contratual em janeiro de 2020 na qual constava clara e expressamente o percentual de 2%. Segundo o advogado, também não é verdade que Larissa não tinha acesso a dinheiro no dia a dia, porque ela sempre teve e utilizou seus cartões de crédito com os quais sempre pôde comprar tudo que desejou.


Gestão Financeira entre pais e filhos


Esse é um caso de grande polêmica e que abriu uma grande discussão sobre como deve ser feita a gestão financeira do patrimônio dos filhos. Ninguém nasce sabendo sobre como lidar com as finanças, logo, cabem aos pais e aos professores levarem educação financeira aos filhos.


Só que aí surgem mais dúvidas, afinal de contas, como falar e levar um assunto tão importante e delicado que é o dinheiro para os menores de idade? A resposta vem, justamente, da educação financeira, com materiais educativos e, claro, através do contato dos pequenos com o dinheiro.


Semanadas e mesadas, por exemplo, são duas destas formas já pra lá de tradicionais. E, com a evolução da tecnologia no meio das finanças, diversas fintechs trazem soluções para não só levar a educação financeira para crianças e adolescentes, como também, criar uma boa relação entre pais e filhos. Confira abaixo algumas destas soluções!

Banco BS2 – Blu

A Blu é uma conta digital que possui cartão para dependentes, criação de reservas, desafios para ajudar no desenvolvimento de habilidades fundamentais de educação financeira, mesada programada, bloqueio.

Banco Inter – Conta Kids

A Conta Kids é uma conta digital completa e 100% gratuita. Por meio dela, é possível fazer investimentos em renda fixa, fundos de investimentos e previdência privada, ter um cartão de débito (com possibilidade de bloqueio) e receber dicas de educação financeira.

C6 Yellow

O C6 Yellow é a conta para crianças e adolescentes do C6 Bank. Nela, Seu filho tem um cartão de débito para fazer compras em lojas físicas e on-line, sem precisar andar com dinheiro. Também é possível ensinar seu filho a poupar de forma lúdica: ele cria objetivos, aplica em CDB de liquidez diária e investe até conquistar o que deseja. E claro, você recebe um aviso no celular toda a vez que seu filho movimentar sua conta C6 Yellow.


Ciclic – Previdência Júnior

A Previdência Júnior é uma previdência privada que ajuda os pais a guardarem dinheiro para projetos de vida de seus filhos até 21 anos de idade. É possível investir a partir de R$ 1 por mês!

Mercado Pago

O Mercado Pago também tem a sua conta para menores. Pais podem solicitá-las para quando seus filhos tiverem a partir de 13 anos. Nela é possível fazer saques e transferências, tem o cartão de débito além da possibilidade de fazer pagamentos diretamente pelo celular.

Mozper

Com Mozper, seus filhos aprendem na prática a administrar suas finanças de maneira simples e divertida! A fintech oferece um cartão físico que permite que seus filhos façam compras e saquem dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Há também o cartão virtual e a possibilidade dos pais bloquearem e desbloquearem os cartões sempre que precisar, seja para controlar gastos ou por motivos de segurança. Através da mesada, esta pode ser enviada automaticamente para os filhos todas as semanas. E também é possível criar tarefas e recompensas para o esforço quando eles as completarem. E por meio das metas, eles poderão acompanhar o progresso de suas finanças e alcançar objetivos.



nextJoy

A conta nextJoy é uma conta digital 100% grátis, com recursos que ajudam a gerenciar gastos e mimos para toda a família. São oferecidos temas da Disney, que ajudam pais e filhos a controlarem gastos, mesada programada, ajustes de segurança e aprenderem sobre finanças.

NG.Cash

A NG.Cash é uma conta digital voltada para jovens construírem sua independência financeira. A conta oferece pix e um cartão físico, cashback no cartão e em recargas, vídeos e insights de educação financeira. Em breve, serão oferecidas soluções do universo de criptomoedas.

Nubank

O Nubank também oferece uma conta digital para jovens de 10 a 17 anos, podendo comprar com um cartão com função débito no seu nome e até usar as Caixinhas para começar sua jornada financeira. Tudo começa com a autorização da mãe ou pai. Na conta ainda é possível Fazer recarga do celular direto pelo app; Transferir com o Pix e Ativar o Modo Rua, para deixar o aplicativo mais protegido contra roubos de celular.

PicPay

O PicPay permite que menores de 16 anos abram sua conta digital, com a autorização dos pais.

Superdigital – Cartão Mesada

O Cartão Mesada é um cartão pré-pago para pagamento de mesada para os filhos. Os pais recebem notificações a cada transação que for feita.

YoursBank

O Yours Bank é um banco digital com propósito de ensinar educação financeira e ajudar jovens na conquista da liberdade financeira. Na conta básica, são oferecidos serviços de pix e um cartão físico. Já na conta premium, além destes, há um cartão virtual, acesso à comunidade, gamer area, objetivo e o programa Fazendo Empreendedores.

Z1

A Z1 é uma conta digital para adolescentes. A conta oferece transferências via pix, gift cards, cartão virtual e recargas de celular.

Além destas fintechs, existem também algumas corretoras de investimentos que possibilitam que os pais abram contas para seus filhos, menores de idade: Nu Invest, Toro, XP, BTG Digital, Modalmais.




45 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page