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Fintechs: variedade de serviços e soluções inovadoras atraem cada vez mais brasileiros


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O sistema financeiro não é o mesmo desde o surgimento das fintechs, que chegaram para oferecer soluções mais acessíveis, rápidas e eficientes para as necessidades financeiras das pessoas e das empresas. Atualmente, o Brasil é líder em empresas desse segmento na América Latina, detendo 2.030 das 4.370 das fintechs espalhadas pelo continente, de acordo com números do relatório Fintech Global Vision da Finnovating.


Um levantamento realizado pela plataforma Zetta ainda mostra que no ano passado, a quantidade de contas bancárias de pessoas físicas (PF) ativas em fintechs no Brasil, foi de 251 milhões. Número que ultrapassa a quantidade de brasileiros, que segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2022, totaliza 203 milhões. Sendo assim, o País possui 19% mais contas digitais que pessoas.


As fintechs brasileiras têm se destacado pela diversidade de serviços oferecidos, que vão desde soluções para pagamentos e transferências até plataformas de investimento e empréstimos - e a maioria delas, na verdade, não é uma instituição financeira e, para exercer parte de suas funções, atua com um correspondente bancário. A BMP, hub de soluções financeiras, é responsável por isso, a partir da estruturação dos parceiros, que hoje já somam mais de 400 clientes em sua carteira, sendo conhecida como o “Banco das Fintechs”. A empresa tem como propósito oferecer aos clientes soluções bancarizadas de forma simplificada, a partir de tecnologia de ponta, o que possibilita também a inclusão bancária das pessoas.


“As fintechs têm a capacidade de alcançar uma parcela da população que antes não era atendida pelas instituições financeiras tradicionais, permitindo que as novas gerações tenham fácil acesso a serviços bancários. Em um futuro próximo, empresas desse tipo vão fazer com que os bancos maiores dêem maior visibilidade ao consumidor novo. Se as instituições financeiras tradicionais não estiverem preparadas para atendê-los, perderão clientes para as fintechs, já que as gerações atuais já sabem usar o digital, tem uma velocidade de interpretação da informação e comunicação mais rápida que o consumidor com mais de 30 anos, por exemplo”, afirma Carlos Benitez, CEO da BMP. Ele acredita que com a chegada do novo consumidor ao mercado financeiro, tornando o ambiente cada vez mais conectado e digital, o país tem tudo para liderar a transformação do setor na América Latina.


Banking as a Service e Banco do Futuro


As empresas desse segmento têm investido em tecnologias inovadoras e em novos modelos de negócio, buscando oferecer soluções cada vez mais personalizadas e eficientes para os clientes - com a ajuda da inteligência artificial e da análise de dados, as empresas podem entender melhor as necessidades de cada cliente e oferecer soluções sob medida. Além disso, é possível oferecer serviços bancários integrados a outras soluções, como aplicativos de transporte ou compras online, tornando a experiência do usuário mais completa.


É o caso do serviço de banking as a service (BaaS), que funciona como uma plataforma digital, conectada a uma instituição financeira, com produtos e serviços construídos especificamente para cada tipo de negócio. Com um papel de destaque no mercado de BaaS, a BMP é agente ativo no desenvolvimento desse setor, integrando o grupo das 15 maiores instituições financeiras do Brasil em volume de crédito concedido. Em 2023, a Companhia contabilizou R$ 24 bilhões em operações de crédito, o que representa um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Em relação ao volume de transações bancárias, houve uma alta de 102,13%, totalizando R$ 380 bilhões. Para este ano, a expectativa é que o ambiente transacional opere ao menos R$ 600 bilhões. 


“Nossas estruturas tecnológicas têm a proposta de oferecer produtos parametrizáveis e com a identidade e esteira de negócios de cada cliente”, diz Benitez. Dessa forma, a BMP atua com novas tecnologias e soluções independentes, e, portanto, é capaz de estar lado a lado com os grandes. “Somos uma estrutura firme e robusta em que fazemos crédito, cobrança, regulatório, atendimento e estruturamos funding. Temos demanda de seis, sete novos clientes por semana, e como estamos há mais de 20 anos nesse mercado, entendemos o que funciona ou não, já testamos com muita gente. Nosso papel é trazer inteligência para quem quer entrar no mercado bancário”, finaliza.

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