A Noodle, fintech que atua como plataforma financeira para a economia criativa, recebeu um aporte seed de R$ 5 milhões com participação da QED Investors - fundo norte-americano que já investiu em unicórnios como Nubank, Loft, Quinto Andar e Creditas.
A Noodle, que tem a oferta de crédito como carro-chefe, se estruturou como um hub de soluções financeiras para a economia criativa – englobando criadores digitais, artistas, gravadoras, influenciadores, produtoras, eventos, entre outros. A startup, fundada em 2020, já impactou mais de 50 mil criadores.
Além disso, a fintech conta com grandes nomes da indústria como clientes: Kondzilla, PineappleStorm e BR Media Group. Ao todo, a Noodle já realizou R$ 300 milhões em pagamentos para criadores e já investiui mais de R$ 20 milhões em projetos.
Entre as inovações que a Noodle trouxe ao mercado está a simplificação e confiabilidade para que criadores e projetos do setor obtenham financiamento. Isso inclui crédito para artistas, gravadoras, influenciadores e outros players da indústria do entretenimento, com produtos que mantêm uma inadimplência próxima de 0% graças à infraestrutura de pagamentos única no mercado.
A Noodle usa AI baseado em métricas sociais, como seguidores, engajamento, plays e conteúdo, e financeiras para definir um limite de crédito para criadores de conteúdo. A plataforma também permite que os usuários sejam pagos em horas por “publis” e campanhas que, muitas vezes, levam meses para serem pagas, além da possibilidade de antecipar até 1 ano de receita de plataformas como YouTube, TikTok e Twitch. A fintech é uma alternativa all-in-one aos bancos tradicionais, permitindo que agências e plataformas possam automatizar seus pagamentos, fechem o câmbio e invistam em seus talentos sem mexer em seu caixa.
“Estamos focados em levar a economia criativa a um novo patamar. O investimento será direcionado para o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades específicas dos criadores, oferecendo soluções financeiras que vão além do crédito. Vamos fortalecer nossa presença no mercado com uma estratégia robusta de marketing, ao mesmo tempo que expandimos nossa equipe para acelerar a inovação e o suporte aos clientes. Nossa missão é ser a principal referência para criadores, oferecendo o suporte financeiro necessário para que eles possam continuar produzindo e impactando o mundo com suas ideias", afirma Igor Bonatto, CEO e Cofundador da Noodle.
Ainda de acordo com o CEO, centenas de milhares de pessoas vivem da criação de conteúdo no Brasil, e muitas chegam a faturar milhões de reais. No entanto, enfrentam condições precárias ao serem atendidas por seus bancos, que oferecem soluções genéricas e dificultam o acesso a crédito. “Para suprir essa lacuna, desenvolvemos um score de crédito proprietário, pois as alternativas tradicionais são incompatíveis com a realidade desses profissionais. Além disso, estamos construindo uma infraestrutura robusta de pagamentos e inteligência financeira, que permitirá que o dinheiro dessa indústria se mova com mais eficiência e segurança, impulsionando ainda mais o potencial dos criadores”, comenta Bonatto.
Vale destacar que essa rodada é estratégica para a Noodle. Além dos R$ 5 milhões, o QED traz uma expertise inestimável. O histórico de sucesso do fundo em apoiar empresas no desenvolvimento de soluções financeiras inovadoras será crucial para o crescimento da fintech. Com essa parceria, a Noodle poderá explorar novas oportunidades e alcançar novos patamares de excelência.
Experiência e desafios na prática
Igor Bonatto, cineasta de formação, vivenciou de perto as dificuldades que o setor criativo enfrentava para conseguir financiamento para projetos. Após se formar em cinema e passar pela Vancouver Film School, ele fundou uma produtora audiovisual, demonstrando desde cedo sua veia empreendedora.
“À medida que a produtora crescia e os projetos se tornavam mais complexos, a necessidade de captar valores maiores também aumentava. Cada busca por recursos trazia frustração pela dificuldade enorme em conseguir financiamento para a economia criativa”, comenta Igor, CEO da Noodle. “Os sonhos e a visão artística acabavam em segundo plano, porque o dia a dia virou uma teia de reuniões, contratos e planilhas.”
Esse é um problema global no setor, não apenas no Brasil. “Chegou um momento em que percebi que 100% do meu tempo era dedicado à captação de recursos, então pensei: por que não transformar isso em um trabalho em tempo integral? E foi assim que nasceu a Noodle."
Igor transformou as dificuldades e a falta de apoio no setor em uma oportunidade. "Nossa solução é usada por criadores justamente porque eles não têm expertise para lidar com o dinheiro. Um influenciador que começa a monetizar seu conteúdo, por exemplo, precisa se concentrar em gravar vídeos, tirar fotos, participar de eventos – ele não tem tempo para gerenciar suas finanças. Nós oferecemos essa facilidade", explica.
Comments