Neste ano, o mês de maior movimento do varejo veio acompanhado de mudanças no Pix. Assim, a atração de consumidores é apenas uma parte do desafio da Black November; além de comunicar os clientes das mudanças, que exigem celulares cadastrados para algumas transações, a infraestrutura de pagamento dos sites de varejo deve estar preparada para um aumento significativo no tráfego e na demanda para garantir o sucesso das operações.
Para transações Pix acima de R$200, agora será necessário o cadastro do dispositivo móvel, uma medida que visa aumentar a segurança e proteção contra fraudes. Como essa nova regra pode impactar as compras, o ideal é avisar ao cliente para que as transações não sejam bloqueadas e garantir alternativas de pagamento seguras para evitar atritos e abandonos de carrinho.
Mas, com a expectativa de crescimento das vendas online durante a Black Friday, especialistas em tecnologia também destacam a necessidade de servidores robustos, redes de alta velocidade e mecanismos de backup. Para a sócia e fundadora da Aarin, Ticiana Amorim, a capacidade de processamento dos sistemas de pagamento deve ser ampliada para suportar picos de transações, que podem chegar a milhões por minuto. Ferramentas de monitoramento em tempo real também podem prevenir problemas, detectar falhas e agir rapidamente em caso de instabilidade.
“A infraestrutura de pagamento deixou de ser um detalhe técnico para se tornar uma peça central na estratégia de vendas e retenção de clientes. Investir em uma estrutura sólida para a Black Friday é investir na experiência do cliente, na segurança e na longevidade das operações. Quando bem executada, a preparação para a Black Friday previne perdas financeiras e solidifica a reputação dos varejistas como empresas confiáveis e preparadas para atender ao consumidor em grande escala”, destaca Ticiana.
Para a executiva, esse é o ativo que pode transformar a Black Friday em um sucesso e uma oportunidade para fidelizar clientes e fortalecer a reputação. Parcerias estratégicas também facilitam o uso de sistemas de pagamento integrados, com escalabilidade e suporte técnico especializado, reduzindo os riscos de instabilidade e possibilitando a implementação de tecnologias de segurança avançadas. O ideal é haver relatórios e dados analíticos para que o varejista tenha insights em tempo real sobre o desempenho das vendas e dos processos de pagamento.
“Com a estratégia certa e o suporte de um parceiro especializado, os varejistas estarão prontos para transformar a Black Friday em uma Black November de oportunidades, oferecendo ao cliente uma experiência de compra fluida e segura com o Pix”, reforça Ticiana.
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