O Open Finance, ou sistema bancário aberto, está revolucionando o setor financeiro ao permitir o compartilhamento de dados dos clientes entre instituições autorizadas pelo Banco Central, como bancos e fintechs. Ele oferece acesso mais transparente a serviços e aumenta a competitividade em áreas como crédito e empréstimos; isso significa que uma pessoa pode usar as informações financeiras de um banco para contratar seguros ou planos de previdência com melhores condições em outras instituições e ter acesso a melhores taxas.
No entanto, apesar do potencial de transformação, muitos ainda têm dúvidas sobre o seu funcionamento. Mais da metade dos brasileiros (55%) nunca ouviu falar do sistema e 19% disseram estar mal-informados sobre o assunto, segundo pesquisa Datafolha.
“Embora esse sistema seja novo para muitos, sua proposta é clara: colocar o consumidor no centro, oferecendo mais controle sobre seus dados e acesso a produtos financeiros melhores e mais justos. Queremos ajudar as pessoas a entenderem como o Open Finance pode trazer mais liberdade e poder de escolha para suas finanças, sempre de maneira segura e transparente”, afirma Ana Paula Ana Paula Oliveira, executiva de negócios da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online.
Para descomplicar o tema, a especialista esclarece abaixo os principais mitos sobre o Open Finance, destacando os benefícios que ele pode trazer aos consumidores. Confira:
Mito: O Open Finance é apenas para grandes bancos
O Open Finance beneficia instituições financeiras de todos os tamanhos. Enquanto os grandes bancos podem oferecer mais recursos, as fintechs e bancos menores também têm a oportunidade de inovar e atender a nichos de mercado anteriormente inexplorados.
Mito: Compartilhar dados é inseguro
A segurança é uma prioridade do sistema bancário aberto. As instituições devem seguir rigorosos padrões de proteção de dados para serem autorizadas, garantindo que o compartilhamento ocorra de forma controlada. Além disso, nada é compartilhado sem a autorização do cliente, o consentimento do usuário é fundamental nesse processo.
Mito: Compartilhar os dados diminui as minhas opções de crédito
Com acesso aos dados financeiros dos clientes, as instituições conseguem oferecer produtos e serviços personalizados, incluindo taxas de juros sob medida — que podem ser mais baixas do que as disponíveis ao público — e condições de empréstimo mais vantajosas. Então, na prática, os consumidores têm acesso a diversas opções, facilitando a comparação de taxas e serviços e resultando em escolhas mais vantajosas.
Mito: Só os bancos se beneficiam
Além de ampliar as opções em produtos e serviços, essa adesão permite mais controle financeiro aos usuários, que podem monitorar as finanças de todas as suas contas em um mesmo aplicativo de sua preferência, com uma visão consolidada. Isso facilita o acompanhamento de despesas e ajuda a identificar hábitos de consumo, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos.
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