
Um levantamento inédito e exclusivo feito a partir da base de dados da Tuna Pagamentos, líder em orquestração no Brasil, mostra que mais de 77% das vendas feitas no e-commerce foram debitadas via PIX no Carnaval de 2025. A plataforma que otimiza transações financeiras usou como base mais de 40 mil empresas de vendas on-line.
No ranking, o NuPay representou 12,50% das escolhas do consumidor, seguido de 9,92% com o cartão de crédito e 0,28% por boleto. Os números têm como referência a segunda-feira de Carnaval (3/3), data que comparada a outras segundas regulares mostrou um pico de vendas no e-commerce (veja no gráfico abaixo).

Diversidade de pagamentos é melhor para o consumidor
Os dados mostraram ainda uma mudança interessante no comportamento do consumidor. Apesar de o número de escolha do Pix na segunda de Carnaval 2025 ter se destacado, o dado ainda é menor em comparação com a segunda de Carnaval de 2024, que registrou 92% de escolha do método (16% a mais do que 2025).
Segundo Alex Tabor, CEO da Tuna, isso se deve a diversidade de opções de pagamento de um ano para o outro. "Esse movimento reflete como a diversificação dos meios de pagamento está criando uma experiência mais fluida para os consumidores. É positivo, porque, agora, as pessoas podem escolher a opção mais conveniente para cada situação, sem depender de um único método", afirma. O executivo ainda ressalta que apesar da queda relativa no uso do PIX, o TPV (Total Payment Volume) da Tuna de todo o Carnaval 2025 (de sexta, 28/2, a terça, 4/3) foi de quase R$ 106, 5 milhões, um aumento de cerca de 328% em relação a 2024 (R$ 24,8 milhões) e mais de 2.000% na comparação com 2023 (R$ 4,9 milhões).
Enquanto isso, pagamentos feitos via cartão de crédito tiveram um aumento relevante de participação, quase 10% (2025) comparado aos 6% (2024), seguido de menos de 1% dos demais métodos de pagamentos online, com uma observação para o NuPay que em 2025, ano de implementação, foi a escolha de mais de 12% do público. “Esse dado do NuPay é interessante, pois também mostra que o consumidor tem uma crescente preferência por soluções mais modernas", completa Alex.
“Os resultados desse levantamento destacam a importância de oferecer múltiplas opções de pagamento no e-commerce, refletindo a evolução do comportamento do consumidor. A diversificação dos meios não só amplia as possibilidades para o público, como também fortalece a inclusão financeira, permitindo que mais pessoas tenham acesso a compras online de forma segura e conveniente", finaliza o CEO da Tuna. Assim, esse cenário reforça o papel da tecnologia na transformação digital do setor e aponta para um futuro no qual a experiência do usuário é cada vez mais personalizada e eficiente.
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