Márlyson Silva, CEO da Transfero, destacou insights importantes durante sua participação na 4ª edição do Digital Money Meeting. Ele contribuiu no painel sobre Drex e a Transformação dos Pagamentos Digitais, fornecendo perspectivas sobre a tecnologia blockchain e a regulação no contexto brasileiro.
Ao analisar os desafios enfrentados pelas infraestruturas de pagamento tradicionais, Márlyson destacou a promessa do Drex em "reduzir significativamente os custos de infraestrutura". O executivo sublinhou como a tecnologia blockchain pode remodelar a economia financeira, permitindo transações "sem fronteiras", fortalecendo os ecossistemas financeiros de forma inovadora.
Em sua análise sobre o papel regulatório, Márlyson enfatizou a importância de "diretrizes claras do regulador" para fomentar o crescimento de startups e empresas emergentes. Ilustrando com exemplos como a criação do BRZ pela Transfero em 2019. Além disso, ressaltou a necessidade de orientações precisas do Banco Central em relação ao uso de stablecoins e criptomoedas.
“Não apenas como infraestrutura, mas na parte de pagamentos, eu acredito que o Banco Central tem todo o potencial, mas ainda precisamos dos testes validados, de mais segurança e que os players dessa camada de infraestrutura consigam falar melhor. Quando o regulador impõe a regra, fica mais fácil para uma startup entender o que precisa ser feito.”, declarou.
Outro ponto compartilhado, foi a perspectiva otimista sobre a colaboração entre o setor privado e o regulador. “Apesar das incertezas regulatórias, as empresas estão sempre à frente, fornecendo informações à Receita Federal e apoiando os esforços do Banco Central para monitorar e proteger todos os participantes do mercado”. Por fim, enfatizou a necessidade de uma estrutura regulatória sólida para "proteger os consumidores e empresas" no ecossistema financeiro digital.
A participação de Márlyson no Digital Money Meeting destacou sua visão visionária sobre o futuro dos pagamentos digitais no Brasil ressaltando não apenas os desafios, mas também as oportunidades que surgem entre a inovação tecnológica e regulação financeira.
Comments