Meio de pagamento mais utilizado no Brasil no ano de 2023, o PIX se consolidou, de acordo com dados da Febraban, como a principal opção utilizada no país na hora da concretização de compras. De acordo com dados da entidade, foram quase 42 bilhões de transações no ano, o que representou crescimento de 75% no uso da ferramenta na comparação com o ano anterior. A Black Friday de 2023 foi outro exemplo do sucesso do PIX, dessa vez, como um dos meios de pagamentos mais utilizados no e-commerce nacional, ao abocanhar a fatia de 30,7% das transações realizadas.
“Apesar dessa popularização, o PIX também foi protagonista entre as transações não concluídas. Os consumidores selecionavam os produtos que desejavam, escolhiam a forma de pagamento – no caso, o PIX – mas por algum motivo, não concretizavam aquela aquisição, o que gerou prejuízos para muitos lojistas online. Foi justamente por conta dessa situação, que resolvemos criar uma ferramenta para recuperar essas vendas”, explica Felipe Rodrigues, sócio e CEO da Enviou – plataforma multicanal especializada na automação do marketing para e-commerce.
O Recuperador de PIX é a inovação desenvolvida pela empresa comandada por Rodrigues para auxiliar as lojas virtuais a transformar abandonos de compras em vendas convertidas. Segundo o especialista, o Recuperador de PIX é um plugin inteligente, que opera de forma automatizada por meio de gatilhos personalizados. Estes vão monitorar os pedidos cuja forma de pagamento selecionada é o PIX a fim de enviar lembretes personalizados ao consumidor caso ele não conclua a compra daquele determinado produto ou serviço, evitando, assim, que o e-commerce tenha vendas perdidas.
Rodrigues explica que a ferramenta foi criada com o objetivo de auxiliar o comércio eletrônico a aumentar a conversão de vendas e reduzir os índices de abandono de pagamentos. “Se o pagamento daquele pedido, cuja forma de pagamento selecionada foi o PIX, não for realizada dentro de um período mínimo de 20 minutos, a plataforma emite lembretes automáticos ao cliente utilizando canais como o e-mail cadastrado, SMS ou whatsapp. Atrelado a esse aviso, a loja online pode oferecer vantagens para que o consumidor conclua a compra, como frete grátis, cupom de desconto, cashback, entre outras soluções”, detalha o sócio e CEO da Enviou.
Entre os benefícios, que podem ser observados com o uso do Recuperador de PIX do Enviou estão: a redução dos índices de abandono de pagamentos, diminuindo as perdas de vendas por esquecimento; a simplificação da gestão de pagamentos com a automatização dos processos, liberando a equipe para outras demandas; aumento do volume de conversão de vendas; além da possibilidade de criação de mensagens personalizadas e alinhadas à linguagem da marca para uma comunicação mais efetiva com os clientes.
“Se combinada às outras ferramentas disponíveis em nossa plataforma, caso do ‘Gatilhos Personalizados’, ‘Recompra Inteligente’, ‘Abandono de Navegação’ e ‘Recuperador de Carrinhos’, a efetividade em relação ao aumento da taxa de conversão de vendas da loja online pode aumentar em até 20%”, finaliza o CEO da Enviou, Felipe Rodrigues, que acredita no crescimento de 35% no número de players do comércio eletrônico atendidos pelo Enviou com o lançamento da solução.
Resultados surpreendentes
O Recuperador de PIX, criado pela Enviou, foi utilizado, com resultados bastante impressionantes, durante a Black Friday 2024, por lojas online de moda feminina, streetwear e de saboaria artesanal, que usufruem dos serviços da JET, plataforma de e-commerce.
De acordo com Rodrigues, da Enviou, as lojas começaram a usar a solução cerca de três dias antes da data oficial da Black Friday. O processo contou com o uso da automação de Gatilhos Personalizados, enviada aos clientes de cada uma das lojas, por whatsapp, com o PIX no formato ‘copia e cola’, 15 minutos após o pedido ter sido realizado e não pago. Houve uma média de 67% de visualizações das mensagens encaminhadas e cerca de 32% das transações foram concluídas, via PIX, após o envio desse lembrete. “Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado, porque essa é uma taxa altíssima em se tratando de operações online. Isso comprova que a ferramenta, de fato, vai ajudar o e-commerce de forma positiva e expressiva”, celebra o CEO da Enviou.
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