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Tendências de biometria facial e inteligência artificial moldam o varejo e a indústria de meios de pagamento para 2025


biometria facial


O varejo brasileiro está em transformação, impulsionado por tendências como biometria facial, aplicação de inteligência artificial e inovações nos meios de pagamento. Essas mudanças não apenas redefinem a interação entre consumidores e varejistas, mas também garantem maior aprovação na venda, redução de roubos e fraudes, maior recorrência de compra e velocidade, uma vez que as filas nos pontos físicos começam a diminuir.


As tendências, responsáveis por moldar o varejo, incluem a importância de processos que evitem fricções durante o caminho do consumidor, desde o checkout até a tomada de decisão de compra, assim como possível satisfação com o produto, fidelização e recomendação da marca. A Horizon Pay traz para o mercado uma nova forma de agilizar transações financeiras: um ecossistema de soluções de meios de pagamento que contribui para uma jornada de compra mais rápida e descomplicada, melhorando a satisfação do consumidor e fortalecendo o relacionamento entre clientes e varejistas, como explica Vitor Solano, CEO da Horizon Pay


Ele comenta que, dentre as possibilidades, está o pagamento por biometria facial, sem a necessidade de usar cartões, celular ou até mesmo a inserção de senhas. “Quando eu simplifico a jornada, ajudo diretamente na fidelização. ‘Não estou com o meu cartão aqui’ - não tem problema, basta sorrir que você realiza sua compra”, comenta. Atualmente, a oferta de biometria facial na jornada de pagamento oferecida pela Horizon Pay e RPE se dá por meio de parceria com a Payface, a tecnologia de pagamento por reconhecimento facial pioneira no Brasil. “A tecnologia valida transações de forma eficiente, levando apenas segundos para identificar o consumidor. Com isso, a biometria facial se torna a nova ferramenta para melhorar a segurança e experiência no varejo.”, comenta Eládio Isoppo, CEO da Payface.


Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil apresentou dados sobre a proporção de empresas brasileiras que armazenam dados biométricos, como impressões digitais e reconhecimento facial. “Nos encontramos em um cenário onde a conveniência é essencial, então precisamos acelerar processos e simplificar etapas, garantindo que o tempo oferecido pelo consumidor seja otimizado e bem aproveitado”, revela Vitor Solano, CEO da Horizon Pay.


A inteligência artificial e o uso de CRM para coletar e analisar dados dos consumidores também desempenham um papel crucial na personalização da experiência do consumidor. Com a análise de perfil e comportamental, as empresas conseguem entender melhor as preferências e exigências dos clientes, oferecendo promoções e produtos mais alinhados às suas expectativas. O aprimoramento dessa abordagem não só melhora a satisfação do consumidor, mas também fortalece e estreita o relacionamento entre marcas e clientes. “Diferente de uma tela de um caixa tradicional, onde o cliente só enxerga ali os valores, quando eu mudo para uma jornada onde o usuário interage em algum nível com o dispositivo, eu tenho a possibilidade de explorar uma conexão com o consumidor”, complementa Vitor Solano, CEO da Horizon Pay.


De acordo com dados coletados e divulgados este mês pela Juniper Research, renomada instituição global de análise e consultoria no setor de tecnologia digital, a biometria facial pode alcançar até 90% dos varejistas do mundo todo. O mercado deverá experienciar um crescimento significativo de 138% no número de transações realizadas por meio de terminais POS com biometria, superando as 19,5 bilhões de transações registradas em 2023. O estudo ainda revelou que o volume de transações desse tipo deve aumentar em 138% até 2028.


As inovações nos meios de pagamento estão transformando o setor e facilitando etapas que antes tomavam tempo, energia e paciência dos consumidores. Com soluções como plataformas integradas, tornou-se possível realizar o gerenciamento das compras. A unificação de diferentes tecnologias proporciona uma experiência mais conveniente, permitindo que os usuários se cadastrem rapidamente e tenham acesso a ofertas personalizadas. Vitor Solano afirma: “Nossa missão é centralizar uma infraestrutura de dados para simplificar conexões, utilizando tecnologia para alcançar uma personalização efetiva”.

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