O Vasco da Gama e o Mercado Bitcoin (MB) se uniram em uma ação para homenagear o torcedor vascaíno, que investe tudo de si em seu time do coração. Com a ajuda da Inteligência Artificial (IA), duas camisas inéditas foram criadas para celebrar todo esse amor investido. O público pode participar escolhendo sua versão favorita entre 27 de outubro e 3 de novembro, neste link.
Para participar, é preciso preencher o formulário na página oficial da campanha, votar na camisa favorita e ir ao jogo do Vasco x América-MG, que será realizado no dia 12 de novembro, para retirar a camisa vencedora no estande oficial do MB, em São Januário, no estádio do Gigante da Colina. Serão apenas 500 camisas disponíveis para resgate.
“Nossa parceria com o Vasco da Gama já vem se consolidando de forma duradoura e esse projeto para homenagear os torcedores do Gigante da Colina possibilitou executar uma estratégia com foco em diversidade e a representatividade e que usa como recurso de criação das novas camisas, o que mais conecta o MB ao Vasco - a inovação. Além disso, a iniciativa também contribui para levar educação financeira para as categorias de base e colaboradores”, diz Inaiara Florêncio, diretora de Branding, Content e Influência do MB.
Para desenvolver o design das camisas, três programas de Inteligência Artificial foram utilizados para alimentar uma quarta IA com informações de momentos importantes da história do Vasco e inspirações marcantes dos uniformes.
A primeira versão, nomeada “Cruz da Resistência” foi alimentada com as histórias de glórias, lutas e vitórias dos anos de 1923, 1924 e 1927, que marcam o ano do primeiro título carioca da equipe, a Resposta Histórica e a Inauguração de São Januário, respectivamente. O resultado foi o símbolo de amor que todo vascaíno carrega no peito. A outra opção, chamada de "Camisas Negras 2.0", resultou em uma releitura da camisa usada em 1923 pelo icônico elenco do Vasco, formado por negros e operários, que marcou a história do futebol brasileiro.
A campanha “Muito Amor Investido” foi idealizada pela Gana, agência de publicidade full service e parceira do MB, que desenvolveu toda a campanha e deu vida para o conceito e produção das camisas. “Nós pensamos nas camisas como uma forma de homenagear e recompensar os torcedores que investem tempo, dinheiro, amor e dedicação em seu time do coração, e de investimento, o MB entende, além de ser uma marca nativa digital, que sempre foi pioneira em diversos movimentos tecnológicos dentro do seu segmento. Com isso em mente, tivemos a ideia de trazer a Inteligência Artificial como um ativo para o processo de criação das camisas e reforçar o que está no DNA do MB. Utilizamos programas como o MidJourney, ChatGPT e o Runaway no processo criativo, aliado à pesquisas de momentos significativos para o clube, que são valiosos, também, para os torcedores”, conta Ary Nogueira, Co-fundador e Co-CCO da Gana.
Vasco Token
A relação do MB com o Vasco não é de hoje. Tudo começou em 2020, a tokenizadora lançou o Vasco Token (MBVASCO01), representação digital de partes de direitos do clube ao mecanismo de solidariedade da Fifa, que garante porcentagens financeiras em relação às transferências (nacionais ou internacionais) de jogadores formados na base do time.
Na prática, isso significa que, a cada transferência de jogadores como Philippe Coutinho e Douglas Luiz, quem possui o Vasco Token é remunerado com uma parte do valor da transação. Vale lembrar que o pagamento referente aos atletas atuantes na Europa é, geralmente, realizado em Euro, o que tende a valorizar o negócio frente à moeda brasileira. Ainda, existem cláusulas de performance para alguns jogadores, que podem resultar em pagamentos extras pelos clubes e, consequentemente, para quem investe no Vasco Token.
Ano passado, a parceria de patrocínio ao clube incluiu, além da exposição do MB na camisa do time profissional masculino e do Sub-20 de futebol, a contribuição com o projeto DIGIVASCO, com o eSports.
Para adquirir o MBVASCO01, basta abrir uma conta na plataforma do MB e negociar o ativo, neste link.
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