A Vivo avança em sua atuação como fintech e anuncia dois novos produtos de crédito: parcela pix e antecipação do saque aniversário do FGTS, que contribuem para ampliar a oferta de crédito e a inclusão financeira dos brasileiros. A estratégia é parte do posicionamento de negócios da companhia, que quer ser reconhecida como uma empresa de tecnologia e com atuação além da conectividade.
“Dentro dessa visão, a área de serviços financeiros foi uma das primeiras na qual passamos a atuar e, por isso, é uma das mais maduras tanto sob o ponto de vista de evolução do negócio quanto dos serviços, o que nos deixa confiantes para avançar com novas ofertas na área de crédito”, afirma Leandro Coelho, diretor da Vivo Fintech.
As duas novidades anunciadas hoje se juntam ao serviço de empréstimo pessoal que opera desde 2020 e permite a contratação de R$ 500 a R$ 50 mil, além de ser alternativa para financiar smartphones e outros dispositivos adquiridos em lojas da empresa. Com desempenho ascendente, o empréstimo pessoal da Vivo totalizou R$ 420 milhões em carteira no 1º trimestre de 2024, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior. O serviço registra mais de 55 mil contratações de crédito e receita superior a R$ 100 milhões em 2023.
Considerando os 12 meses entre março de 2024 e março de 2023, as receitas da Vivo com serviços financeiros cresceram 29,4%, totalizando R$ 425 milhões. Além do empréstimo pessoal, o portfólio de fintech da Vivo inclui seguros – para celulares e outros dispositivos, como tablets e notebooks - a empresa registra cerca de 500 mil smartphones segurados. Há ainda o “compra planejada”, consórcio de smartphones lançado em parceria com a startup Klubi, que permite a compra de um aparelho em até 36 parcelas fixas, de forma planejada.
Vivo Pay: marca única
Os dois novos serviços de crédito são pilares da estratégia da Vivo para essa vertical em 2024. A empresa solicitou ao Banco Central do Brasil licença para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), visando ter mais flexibilidade para oferecer novos serviços e reduzir custos. Atualmente a Vivo adota o modelo de bank as a service, com parceiros que fornecem soluções completas para que a marca possa atuar no segmento de fintechs. A ideia é que os dois modelos coexistam.
Os planos da Vivo para avançar no mercado de fintechs incluem ainda a reunião de seus serviços sob a marca Vivo Pay - a plataforma de soluções financeiras da empresa - e a unificação do acesso aos serviços pelo app Vivo, o que já está em andamento. O objetivo é aproveitar o potencial do aplicativo, que tem mais 22 milhões de usuários únicos e é o principal canal de interação dos clientes com a empresa.
O primeiro serviço que nasce assim é o parcela Pix, apresentado no app Vivo para os clientes elegíveis. Trata-se de uma modalidade de pagamento por meio da qual é possível dividir em até 12 meses compras feitas com pix, portanto, é uma alternativa para quem não tem cartão de crédito, não quer comprometer seu limite ou precisa de crédito para comprar em estabelecimentos ou prestadores de serviço que não oferecem parcelamento. O cliente paga as parcelas do empréstimo em uma fatura exclusiva gerada no app Vivo.
Já a antecipação do saque aniversário do FGTS é uma modalidade amplamente testada no mercado e que a Vivo também passa a oferecer para clientes elegíveis. É um empréstimo que utiliza os recursos do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em contas ativas ou inativas com saldo positivo. No caso da Vivo, é possível retirar a partir de R$ 500 e antecipar o valor de até 10 anos do saldo disponível. Todos os produtos do Vivo Pay estão disponíveis no site: www.vivopay.com.br/fgts e também na aba Vivo Pay, no app Vivo.
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